terça-feira, 22 de janeiro de 2013

0 Ensinando as crianças a serem organizadas!



Organização é algo que podemos ensinar às crianças, assim como ensinamos a ter respeito pelas outras pessoas, a amar os animais, a cuidar dos seus brinquedos etc. Não é difícil – basta fazer parte da sua rotina. Veja algumas dicas para ajudá-las nesse assunto:

1. Envolva a criança na organização
Toda vez que estiver organizando, arrumando ou limpando a casa, envolva a criança no processo. Explique o que está fazendo e peça ajuda. Isso pode ser feito com crianças em qualquer idade. 
O importante de envolver a criança no processo de organização é tornar aquilo muito natural para ela, parte do seu dia-a-dia. 

2. Ensine a criança a doar o que não usa mais
Para uma criança, pode ser difícil se desfazer de objetos que não use, pois ela não entende os benefícios dessa prática. O que não for mais adequado à sua faixa etária, explique dessa forma mesmo. 
Envolva a criança no processo inicial e explique o que você está fazendo.

3. Ensine o valor do tempo
 É muito importante ensinar as crianças a cuidarem do seu tempo, para que o aproveitem da melhor forma possível. Isso não significa lotar a agenda da criança com atividades, mas permitir que ela seja criança mesmo! Que é importante ter o horário de fazer a lição, ler um livro, fazer alguma aula extra-classe assim como é importante ter o horário de brincar, ver tv e jogar vídeo-game. Mostrando a uma criança que ela tem horário para fazer tudo o que ela gosta, contanto que cumpra com as suas obrigações, fica mais fácil de convencê-la.

4. Aprenda a delegar tarefas
Esse conceito é muito simples: quando a criança vê que todos em casa dividem as tarefas, não achará o mundo injusto e que somente ela tem obrigações. Isso pode até virar seu argumento. Todos em casa trabalham em equipe e isso é bom para a família porque ninguém fica sobrecarregado.
Deixe as crianças escolherem entre as tarefas que gostam de fazer (mas dê limites, como “você prefere lavar a louça ou varrer o chão?”). E, claro, sempre de acordo com a idade de cada uma delas.
O importante é delegar tarefas e não centralizar tudo. Ensinar uma criança a ser independente é uma das melhores lições que os pais podem oferecer aos seus filhos.

5. Torne as tarefas mais divertidas
Crianças pequenas podem ser convencidas a realizar tarefas quando dermos algum toque lúdico a elas. O cesto de roupa suja pode ser uma cestinha de basquete, por exemplo, e a criança brinca de jogar a roupa fazendo cestas. A limpeza de algum lugar pode virar uma guerrinha de água. Existem diversas possibilidades. Seja criativo(a)! Coloque-se no lugar do seu filho e imagine o que poderia ser feito para tornar a tarefa mais legal.

6. Acompanhe o dia-a-dia das crianças
Por mais organizado que seu filho seja, acompanhe seu dia-a-dia, se tem feito as lições, se está cumprindo suas tarefas em casa, se está dormindo bem, se está se divertindo. Esse é o nosso papel como pais: coordenar a coisa toda de modo que a família esteja sempre bem. Além do que, sabemos que esse acompanhamento traz segurança às crianças, pois sabem que existe alguém cuidando delas. Isso é demonstração de amor.

7. Dê o exemplo
De nada adianta pedir para o seu filho recolher o que está fora do lugar se você é um(a) bagunceiro(a) de mão cheia. Assim como não adianta pedir que seu filho leia um livro, por exemplo, se você nunca pega em um. As crianças aprendem muito com os exemplos que têm em casa, então veja que responsabilidade nós temos! Com relação à organização, dê o exemplo. Se a criança vir que você está sempre organizando, limpando o que sujou etc, certamente ficará mais propensa a fazer isso do que se não tivesse o exemplo.

8. Deixe a criança ter acesso às suas coisas
De acordo com Montessori, a criança deve ter acesso aos seus pertences mesmo desde nova, para lhe proporcionar independência. Como esperar que uma criança arrume suas coisas se ela precisa subir em um banquinho para fazer isso, por exemplo? Deixe tudo com o acesso mais fácil possível. Tenha uma estante baixinha com seus brinquedos e livros. Verifique se a cama tem a altura certa para que ela suba e desça com facilidade. Deixe quadros pendurados na altura dos seus olhos na parede, para que ela possa contemplá-los sem ter que subir no seu colo. Pense na melhor forma de acessibilidade para o seu filho. Veja com os olhos dele e tome providências. Acesso gera independência.

9. Proporcione tranquilidade
Quando nos organizamos, nossa vida se torna mais tranquila. Há certas coisas que as crianças simplesmente não podem fazer, como manter as contas em dia, manter a despensa abastecida e a casa funcionando de maneira geral. Seja a pessoa responsável por isso. Não permita que a sua família tenha um dia-a-dia caótico, onde ninguém sabe o que esperar. Tenha boa-vontade! Motive-se, seja disciplinado(a) quanto às coisas que envolvam a sua família.

Uma criança que vive em um ambiente tranquilo tem liberdade para viver, ser feliz, aprender. E você também. Todo mundo se beneficia disso.
Eu acredito que essa seja uma das maiores recompensas da organização. Assuma o controle da sua vida, se não por você, mas pelos seus filhos.
Isso é um presente de valor inestimável que você pode dar a você e sua familia!.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, que Deus te abençoe!

© Ovelha Cor de Rosa All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates