sábado, 2 de março de 2013

0 Corrigir, Educar, Amar: Filhos

O amor, o carinho e a atenção dos pais são as maiores motivações de uma criança. Saber a medida certa de dar carinho e educar, é o que funciona na vida de nossos filhos

Vc pode estar se perguntando, como eu posso saber se estou exagerando, mimando demais ou até mesmo "estragando" meu filho?

Primeiro, precisamos entender que as travessuras são normais em uma criança. Faz parte do Ser Criança. Ou vai me dizer que vc nunca fez nenhuma travessura?
E algumas vezes temos que ignorá-las, outras, porém devemos ser enérgicos e corrigi-los imediatamente. Não esquecendo que são com os erros e acertos que nossos filhos crescem. Ponderar sobre uma atitude de seu filho antes de dar uma bronca vai ser útil, para vc e para ele, com certeza,

A criança precisa de regras claras, simples e fixas para entender o mundo e se sentir segura. Cabe a nós pais zelar pela transmissão de princípios básicos de bom senso, de educação, amor ao próximo, ética, cidadania, solidariedade, auto-estima, pois são estes princípios que farão de nossos filhos, adultos tranquilos, carinhosos, flexíveis, amáveis, homens de verdade, adultos que sabem viver e transmitir tudo que aprenderam. Se ensinarmos o caminho correto, eles permanecerão Nele para sempre.

“O que traz a educação é a FIRMEZA, e não a agressividade”, diz Içami Tiba, um dos melhores educadores do país, na minha opinião. Ameaças servem apenas para criar medo nas crianças, o que, segundo ele, não leva a lugar algum. “O medo não educa, só traumatiza”, diz Içami. A longo prazo,o  a intimidação tampouco é efetiva e esvazia o discurso dos pais, já que eles obviamente não vão cumprir o que prometeram, além do que se sentem intimidados, não amados e prejudica a sua formação moral.

Da mesma forma, compensar, comprando bom comportamento também não funciona.
Comportar-se bem, arrumar o quarto, guardar os brinquedos ou fazer a lição de casa são responsabilidades dos filhos, por isso eles não precisam ganhar nada em troca quando fazem isso. Quando os pais fazem estes acordos de maneira repetida, os filhos podem achar que não se tratam de deveres. E isso será prejudicial a sua vida futura, pois não saberão cumprir com suas responsabilidades.

Amar é Corrigir. A Biblia nos ensina a corrigir: Provérbios 3:12 - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. 

 É necessário proporcionar aos nossos filhos uma sólida e clara consciência de regras e limites desde pequeninos. Proibições e linhas de conduta são necessárias ao desenvolvimento da criança.
A moderna psicologia afirma com segurança que um delinqüente não costuma surgir na adolescência: ele é ‘fabricado’ entre os 2 e os 5 anos de idade.” A Biblia nos ensina isso, a psicologia chegou atrasada..hehehe

“Instrui ao menino no caminho que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” – Pv 22:6


Acima de tudo, nossos filhos precisam de exemplos para seguir, a criança naturalmente reproduz aquilo que vê em casa, as atitudes dos pais, dos familiares e nossas reações frente aos problemas e ao dia a dia, assim eles criam seus conceitos e sua personalidade, por isso é tão importante. Nos tornamos referência naturalmente para nossos filhos, faz parte do desenvolvimento da criança.  A criança não escolhe imitar alguém da mesma forma que escolhe brincar ou comer. A imitação é um mecanismo de defesa de identificação que irá auxiliar na compreensão e desenvolvimento nas relações com um mundo.

"Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo". I Coríntios 11.1
Esta Palavra foi dirigida à igreja do Senhor, mas poderia ser aplicada dentro do lar, para pais e filhos. Por isso é urgente que os pais se voltem o mais depressa possível para os ensinamentos da Bíblia sobre filhos e família.

Enfim, é necessário exercermos autoridade, estabelecermos limites, impormos regras, sabermos dizer sim ou não na hora certa. Mas acima de tudo devemos prepará-los para a vida, ensinando o Caminho e amá-los incondicionalmente, pois nossos filhos são herança do Senhor:

Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. ( Salmos 127:3 )


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, que Deus te abençoe!

© Ovelha Cor de Rosa All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates