sábado, 27 de abril de 2013

3 Sabedoria para lavar a louça



Tudo é uma questão de organização.
A ordem que você lava a louça diminui (e muito) o tempo gasto na frente da pia.

• Antes de lavar, limpe os pratos retirando todo o resto de comida. Na verdade, sempre que levar os pratos à pia já os limpe. Assim você facilita a lavagem e remove a maior parte da gordura.
• Se tiver louça com resíduos já endurecidos, é melhor pegar uma bacia com água e mergulhar esses itens (e deixá-los por último).
• Organize a pia: coloque as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao lado. Dentro da pia você pode colocar os talheres.

Para facilitar sua vida uma ordem deve ser seguida:
1º • Copos
Os copos contém quase nada de gordura e como ocupam bastante volume na pia, precisam ser lavados primeiro pois vão liberar um espaço na pia para que você continue o trabalho.

2º • Talheres
São os itens que na escala de gordura ainda apresentam uma quantidade mínima. Além disso eles são pequenos e rápidos de serem lavados. Por isso, é bom deixá-los dentro da pia enquanto estiver lavando os copos.

3º • Pratos
Lembre-se que se os pratos estiverem com um crosta de sujeira endurecida é melhor deixa-los mergulhados em uma bacia com água, antes de lavar. Para evitar esse tipo de trabalho, é bom passar um papel toalha neles assim que acabar de comer, assim você retira os resíduos mais grossos e facilita seu trabalho mais tarde.

4º • Bacias
Se for o caso coloque um pouco de água antes para amolecer a sujeira e facilitar a lavagem.

5º • Panelas e Formas
São as últimas, pois normalmente contém uma quantidade maior de gordura e você vai precisar de bastante espaço na pia para finalizar o trabalho.

Dicas

• Use um detergente líquido neutro - incolor, pois normalmente  não dá alergia e não resseca tanto as mãos. Faça bastante espuma pois ajuda a remover melhor a gordura.

• Lave a louça por partes, seguindo a ordem acima. Lave um bloco de louça, enxágue, lave outro, enxágue e assim por diante. Eu gosto de parar e ir enxugando para evitar de ter que ficar fazendo malabarismos no escorredor.

• A esponja é um mar para germes e bactérias, deve-se utilizar por uma semana duas. E mesmo assim alguns cuidados são necessários, como mergulhar sua esponja em uma solução de água e água sanitária ou vinagre todas as noites. Para soluções mais efetivas na hora de limpar panelas de aumínio, use uma esponja de aço inoxidável / Bombril com sabão em pedra. Mas mantenha longe de panelas de Teflon ou de coisas que risquem.

Depois que terminar de lavar toda a louça, enxugar e guardar. Limpe bem o fogão e a pia, inclusive o escorredor de louças e de talheres. Pode passar um saponáceo liquido na cuba, se for de inox...dá brilho!

Espero ter ajudado com essas dicas... por mais que não gostamos de lavar a louça, é algo necessário e não tem como escapar. Então fazer com organização e alegria vai ficar tudo mais fácil.

A mulher virtuosa cuida da sua casa com sabedoria e organização:


Está atenta ao bom andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 
Provérbios 31:27


Bjs e bom fim de semana!


Share:

3 comentários:

  1. Eiii Luciana!

    Obrigada pelas dicas, muito boas!

    E com certeza precisamos nos atentar para o bom andamento do casa.

    Deus abençoe! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana,
    Ótimas dicas!
    Obrigada pela visitinha ao meu blog. Adorei o seu e já estou seguindo vc, vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  3. E os copos sempre fora da cuba né! Haha

    -> Que tal dedicar um pouco para se preparar para o futuro e os estudos? Acesse: www.estudajovem.com.br - Estuda Jovem!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, que Deus te abençoe!

© Ovelha Cor de Rosa All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates