sexta-feira, 24 de maio de 2013

4 Que difícil escolha: Qual será minha profissão?

Direito ou medicina? Filosofia ou artes plásticas? Tecnologia ou odontologia? Arquitetura ou Engenharia? A escolha da carreira é uma tarefa fácil. A maioria dos jovens costuma sofrer com as dúvidas que permeiam este momento tão decisivo.
Muitos acabam optando pela profissão errada, e acabam tendo que cursar 2 ou 3 anos de faculdade para, então, perceber que não era nada daquilo.

Isso aconteceu comigo, tentei Medicina, passei em farmácia e fiz um ano de Engenharia Quimica.. parei, pensei e fiz Pedagogia. Hoje sou formada em Pedagogia, pela UFPR e pós em Psicopedagogia.

Fazer a escolha não é nada fácil, o jovem ainda é muito imaturo quando se depara com essa decisão...
É importante é fazer uma escolha consciente antes de decidir que faculdade cursar. sem pressa!

Conversar com profissionais da área, por exemplo, é sempre uma boa alternativa para conhecer melhor o mercado de trabalho.

Quando decidi por Pedagogia, fui até uma escola próximo da minha casa e disse que queria observar o trabalho ali para me decidir pela minha profissão, fui super bem acolhida e decidi na certeza que enfim seria a profissão correta.

Isso foi há muitos atrás, hoje em dia,  ainda é mais dificil, pois são muitas opções, pois isso o estudante deve ficar atento a algumas armadilhas: 
A primeira delas é acreditar que cursar uma boa faculdade vai livrá-lo do desemprego e assegurar o sucesso profissional. Uma boa escola pode até abrir portas no início da carreira, mas vale lembrar que existem muitos profissionais em altos cargos nas empresas que não vieram de cursos de primeira linha.

Para os especialistas em Recursos Humanos, o sucesso numa profissão depende 30% de conhecimento e 70% de atitude. Uma paradinha para refletir sobre: quem você é na escola? Como estuda? O que gosta de fazer?
Decidir-se por uma carreira apenas porque ela está em alta no mercado, isso normalmente é o caminho mais rápido para o abandono de uma profissão. 

Algumas dicas para quem ainda não sabe o que prestar no vestibular:

Pesquise sobre a área de atuação escolhida. 
Relacione as profissões que um dia você pensou em estudar e analise que aspectos mais te atraem nelas. Depois, compare estes pontos com as suas habilidades. 
Analise o mercado de trabalho, e tente imaginar como você seria na sua futura profissão.
Estipule metas para suas conquistas profissionais, considerando quando e como você pensa atingi-las.
 Faça testes e descubra mais sobre você -  alguns traços de personalidade podem ser determinantes em algumas profissões.

O principal: 
Peça a Deus sabedoria (Tiago 1, 5) que ele dá a todos com liberalidade.

Deus abençoe sua carreira. 
Tudo que fizer , faça sempre o seu melhor e faça como que fazendo a Deus.




Share:

4 comentários:

  1. Amém.
    Por mais que eu esteja no primeiro ano do segundo grau, já estou me preparando para a decisão da profissão que vou escolher, pois sei que isso vai ser para toda a minha vida. Oro a Deus; pedindo pra que Ele me guie, de sabedoria, e faça a sua vontade em minha vida, pois sei que o reino de Deus tem que estar primeiro e as demais coisas vão ser acrescentada, então tenho convicção que Deus prepara o Melhor para os seus filhos. E tenho certeza de que Ele vai me guiar na minha escolha profissional.Obrigada pelas dicas.
    TE AMO MUITO. :)
    Deus te abençoe Mãe!

    ResponderExcluir
  2. would you like to follow each other?

    greetings from Italy

    http://lemonchicbeautyfashion.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  3. Pois é! Comigo aconteceu o mesmo! A primeira escolha Geologia e fui fazendo, mas gostar de pedras não era o suficiente! :) Mais tarde o caminho me foi levando para uma escolhas que ficaram lá para trás: Psicologia. Quando voltei a estudar a idade já era outra e sabia claramente o queria, até o empenho é diferente, claro! Acho que eles (nós) têm de escolher muito cedo!

    Beijos de boa semana!
    Sofia Morgado
    http://ideiasdetrazerporcasa.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. É verdade So, a escolha ainda é muito cedo, os jovens não tem maturidade para uma decisão tão importante!

    Fiquei feliz pela visita. bjks e uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, que Deus te abençoe!

© Ovelha Cor de Rosa All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates